Detalhes Do Blog

A importância da Manutenção Preventiva em Equipamentos Laboratoriais

A manutenção preventiva é um dos pilares para garantir o bom funcionamento de qualquer laboratório. Mais do que um cuidado técnico, ela é responsável por assegurar a eficácia dos resultados, a reprodutibilidade dos testes e a segurança em cada análise realizada.

Esse processo deve ser realizado, no mínimo, uma vez por ano. Durante a manutenção, a equipe técnica avalia válvulas, filtros, peças e outros componentes que, se não forem monitorados, podem evoluir para falhas graves. Quando isso acontece, a manutenção preventiva acaba se transformando em corretiva, trazendo interrupções inesperadas, preocupações desnecessárias e, claro, custos muito mais elevados.

Investir em um plano de manutenção preventiva programada é sinônimo de economia, tranquilidade e confiança. Afinal, a qualidade dos resultados laboratoriais não depende apenas da fase analítica: ela começa muito antes, nas etapas de calibração, limpeza e manutenção dos equipamentos.

Com esses cuidados, você garante que sua clínica, hospital ou laboratório ofereça sempre segurança, eficiência e resultados de excelência aos seus clientes.

Na Célula Tecnologia Diagnóstica você dispõe de equipe técnica especializada no mercado. Conheça mais sobre as Manutenções clicando aqui.