Vocês sabiam que a ordem da coleta de sangue é realizada com uma sequência correta dos tubos e que o não cumprimento dessa ordem pode ocasionar em erros no resultado das amostras? 🤔
A coleta é realizada em uma sequência específica para que não ocorra contaminação de aditivos entre um tubo e outro (contaminação cruzada), exemplo: a coleta com um tubo de heparina e na sequência um fluoreto e um aditivo ir para dentro de outro tubo causando alterações laboratoriais.

A sequência correta segundo a “clSiH3-a6, Procedures for the collection of diagnostic Blood Specimens by Venipuncture; approved Standard, 6th ed” é:

⭕️ Frasco de Hemocultura
⭕️ Citrato de sódio
⭕️ Vermelho ou amarelo
⭕️ Heparina
⭕️ EDTA
⭕️ Fluoreto

Para a utilização de mais de um tubo de coleta é indicado a coleta no modo “à vácuo” com o adaptador (canhão), pois é um método seguro e confortável para quem está coletando e para o paciente, evitando então recoletas sem necessidade.

Não podemos esquecer da homogeneização correta das amostras após a coleta, para que os aditivos dos tubos entrem em contato corretamente com as amostras e, o armazenamento correto dos tubos de sangue para uma eficácia maior no resultado dos exames.
Agora que você já sabe qual a ordem da coleta de sangue, comece a colocar em prática e observe a diferença nas suas amostras‼️

E precisando de tubos de coleta e outros insumos laboratoriais conte com a Célula Tecnologia Diagnóstica.