Os corantes de hematologia tem a finalidade de evidenciar e diferenciar as células sanguíneas e, observar com melhor qualidade a sua forma, componentes nucleares e citoplasmáticos.
Existem diferentes tipos de corantes para o uso nas rotinas hematológicas, com composições e particularidades diferentes. Vamos conhecer mais sobre eles?

⭕️Panótico Rápido:
É um corante chamado de rápido pois, as extensões sanguíneas (lâminas) são imersas por 5 segundos dentro de cada um dos 3 corantes. Estes corantes são compostos por: 1 fixador (Triarilmetano), Corante Ácido (dará coloração avermelhada aos componentes celulares básicos) e Corantes básico (dará coloração roxo -azulada aos componentes ácidos, como o núcleo). Sua ação ocorre em 15 segundos, permitindo ao patologista realizar análises com maior rapidez.

⭕️Wright:
É utilizado com maior frequência em técnicas de histologia, amostras de urina, medula óssea e em citogenética para evidenciar os cromossomos.
É composta de uma combinação de mistura de corantes neutros que, facilitam a diferenciação das células sanguíneas, coloração de componentes nucleares e citoplasmáticos das células.

⭕️Leishmann:
É um corante sintético derivado da hulha e derivado do Ramanowsky ,com uma mistura de eosinato de azul de metileno, eosinato de violeta e azul de metileno dissolvido em álcool metílico.
É utilizando em outras análises além das colorações hematológicas,como: análises citológicas, medula óssea e identificação de parasitas.

Aqui na Célula Tecnologia Diagnóstica você encontra todos os corantes de hematologia e insumos para complementar o seu laboratório.
Entre em contato com nosso time comercial e saiba mais!!

📞(11)4311-6414
📞(11) 97055-6304

Referências: https://www.biomedicinapadrao.com.br/2013/10/corantes-usados-no-esfregaco.html