A função renal é um dos perfis bioquímicos mais pedidos nos consultórios veterinários e humanos sendo extremamente importantes para avaliar a saúde do rim, que é o órgão responsável por eliminar resíduos do organismo, realizar regulação de metabólitos como sódio, cloro, fósforo e potássio e eliminar medicamentos e toxinas do corpo.  Na função renal avaliamos em conjunto duas enzimas: Ureia e Creatinina que podem ser dosadas no sangue ou na urina,  vamos conhecer mais sobre estes compostos.

A Ureia é um composto nitrogenado derivado da degradação de proteínas (não é produzida constantemente, pois depende da ingestão de proteínas para ser metabolizada). 90% da Ureia é excretada nos rins e o restante pelo trato gastrointestinal e pele. Quando não excretada corretamente pela não filtração correta, ela fica acumulada no sangue elevando a sua concentração.

A Creatinina é um composto metabólico derivado da Creatina (que está no músculo). É filtrada nos rins e excretada na urina. O seu aumento é um indicativo de que os rins não estão na sua atividade correta, ou seja, sua filtração não está funcionando com efetividade e, a falta dessa filtração eleva a concentração da creatinina no sangue.

Ureia e Creatinina são dosadas no sangue e na urina com a finalidade de identificar e acompanhar pacientes com:
⭕Insuficiência Renal
⭕️Doença Renal Crônica

Devem sempre ser avaliadas em conjunto com o exame de Ultrassom para uma avaliação aprofundada da estrutura e atividade renal.

Aqui na Célula tecnologia Diagnóstica você encontra estes reagentes e muito mais.
Entre em contato com nosso time comercial e saiba mais!!
📞(11)4311-6414 📞(11) 97055-6304

#celulatecnologiadiagnostica #bioquimica #analisesclinicas #funcaorenal #laboratorio #medicinaveterinária #laboratóriodeanálisesclínicas #laboratoriodeanalisesclinicas #veterinaria #bioquimicaclinica

http://www.rbac.org.br/artigos/biomarcadores-da-funcao-renal-do-que-dispomos-atualmente/